quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Bolos amaricados....


Aqui em casa, a única coisa que não aparece limpa é o chão.
Pratos, travessas, tachos, frigoríficos e afins, aparecem quase miraculosamente "lambidos".
É assim a modos que uma espécie de aspirador industrial, mas sem necessidade de cabo eléctrico, portanto uma coisa muito mais avançada e perigosa, sendo que os gastos se revelam exponencialmente maiores.
Isto tudo para dizer que ontem estive a fazer bolos. Pois estive.
Depois de fazer o jantar, e já agora o almoço do dia seguinte, hoje portanto, mas isso não interessa nem ao menino Jesus, por isso, façamos de conta que não aconteceu.
Vai daí que estive a fazer bolos. Há quem lhe chame queque, um nome jeitoso e .... sei lá, parece uma camisa branca com gravata de riscas por cima, demasiado arranjadinho, depois há quem lhe chame cupcakes, um nome armado aos cucos e tal, "ah porque eu até sei fazer cupcakes....."
Pronto eu fiz uns bolos desse mesmo tipo, e depois fiz-lhe uns acabamentos amaricados (que revelam bem a minha veia estragada para as belas artes)et voilá!

Então a receitinha é assim:

125 g farinha
100 g açúcar
125 g manteiga sem sal
3 ovos (L)
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de fermento em pó

The usual: bater a manteiga (à temperatura ambiente) com o açúcar, juntar as gemas, uma a uma, e depois juntar o leite e a farinha + o fermento alternadamente.
Por fim as claras em castelo e já está.
Levar ao formo dentro daquelas forminhas de papel plissado, das maiores, e usar duas para cada bolinho. Encher aí a uns 3/4 e não mais, senão lá se vai a estática da coisa, entendido?

Para a cobertura de manteiga:

100 g de manteiga ou margarina
1 chávena (daquelas tipicamente de chá) de açúcar pasteleiro
1 colher de sopa de leite

Bater a manteiga com o açúcar e juntar o leite, that's all

Para a cobertura de Malte:

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de Ovomaltine (sim é publicidade...)

Juntar tudo e levar ao lume a engrossar

Entretanto os bolinhos já devem estar prontos, convém deixar arrefecer, e depois encarnar um Rafael, um Monet, ou até mesmo um Zé Augusto (o pintor de paredes que mora aqui ao lado) e "decorar" os bolinhos. Decorar também é uma palavra a roçar o amaricado...
Fiz a receita a dobrar...deu 30 bolinhos. Acho que ainda ali há, deixa cá espreitar, um, dois....cinco bolinhos!!!!
Se calhar ainda vou comer um e beber um cházinho antes da deita.
Pic by myself :D

8 comentários:

weee disse...

Um momentinho que vou amandar esta receitinha à minha progenitora!! :D

Paulo disse...

*BABA-SE*

Olha que eu já comia um desses... ou dois... :P

Laudinha disse...

Yummi

Brown Eyes disse...

Com tanta coisinha boa por aqui e eu sem saber. Tentei roubar um mas...não consegui. Mel vou ter que passar por aqui para ver bem este blog. Beijinhos

Ginger disse...

Se me mandasses meia dúzia, é que era!! :s

Olha lá uma coisa... eu só tenho ovos XS, e alguns são mesmo XXS... será que também dá? =|

Ginger disse...

E essa forminhas de papel, se as levarmos ao forno... isso não se incendeia?? Olha que tu vê lá a minha vida!!!

meldevespas disse...

Ginger Maria: eu n falei em ovos de pombo ok? mas pronto, sei lá duplica a quantidade dos Xs e faz uns brincos com os Xxs... e não as forminhas de papel não se incendiam, tu vai por mim sem medos!

lunatiK disse...

Nham nham, agora até ia um.......

Enviar um comentário

 

Blog Template by BloggerCandy.com