sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Tricks or treats

Esta coisa do Dia das Bruxas, ou Halloween, está a ganhar terreno cá na terrinha. Há mais de um mês que ando a ser "massacrada" com:

- Quando é que decoramos a casa?
- Mascaro-me de bruxa ou de fantasma?
- Tens a certeza que tens as pinturas todas?
- A minha professora diz que posso ir mascarada.
E assim....
Bem sei que o dia D, é apenas amanhã, mas amanhã não há escolinha, daí que ontem lá foi o ritual da escolha da vestimenta, e esta manhã ainda com os olhos cheiinhos de remelas, toca lá a maquilhar a rapariga, que o tempo urge!
Estas tretas trocam-nos um bocado as voltas. Quando eu era miúda, aqui no meu bairro, juntavamo-nos todos, cada um com o seu saco plástico, ou talega de pano na mão e lá íamos aos molhos bater à portas das pessoas a pedir os Santinhos no dia 1 de Novembro. Os mais velhos lembravam os seus mortos, os mais novos varriam a vizinhança na senda de um punhado de nozes, castanhas, passas de figo, e até quem sabe alguma moedinha, às vezes calhava.
Nenhum de nós naquela época, tinha nem remotamente ouvido falar em dias de bruxas, e em vez da parafernália de objectos de culto, vulgo morcegos, abóboras e afins, a malta ao fim da tarde, já escuro, sentava-se num portado e fazía a divisão do "saque".
Ainda me lembro que era muito divertido. Não sei se era melhor, ou pior, era diferente, isso de certeza que sim
Deixemos-nos então de nostalgias, e passemos ao melhor da festa, a herdeira júnior/júnior lá de casa foi para a escola toda artilhada, eu tenho laca prateada até em sítios que me envergonho de mencionar, e há purpurinas no chão da sala que certamente resistirão até ao Natal, mas digam lá se não valeu a pena.


"I am the one hiding under your bedTeeth ground sharp and eyes glowing red


I am the one hiding under your stairsFingers like snakes and spiders in my hair"


Tim Burton's The Nightmare Before Christmas

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Armas Brancas




Estou aqui a escrever baixinho pra ver se ninguém dá por mim......

Não! Agora a sério. Temo que esta situação esteja próximo do limite! Ontem a meio da tarde, a mais nova, muito enxuta, veio da cozinha e disse: - O mano está às facadas a um boneco! Sentou-se como se nada fosse com ela, um pacote de bolachas numa mão e na outra um copo de leite, e continuou a ver a Hannah Montana, como se o mundo continuasse no seu movimento normal. Mentira! Tinha parado! Facadas num boneco. Levantei-me de um pulo, larguei o livro todo esbandalhado em cima do sofá, e nem sei como, no segundo seguinte estava na porta da cozinha, - O QUE RAIO ESTÁS A FAZER!!!!!......sentado à mesa redonda, a televisão num daqueles filmes de fds de porrada muito educativos, outro pacote de bolachas aberto em frente dele, o rapaz esfaqueava o Sr. Incrível, com uma precisão de cirurgião plástico. A barriga, os peitorais, o estômago.........
Eu não sei....verdade.....que tipo de criatura são os homens/rapazes/pessoas do sexo masculino. Da minha parte só posso dizer que não estava preparada pra ter um filho homem! é inexplicável como sentimentos tão diferentes podem co-existir numa mesma pessoa. O tipo já leva o tempo a ir mijar à porta de umas e outras, o tipo não pensa basicamente em mais nada que não seja "gaijas", e no entanto o tipo esfaqueia o Sr. Incrível, enquanto o Action Man, no meio de um aglomerado de côdeas de pão, embalagens vazias de iogurtes e colheres sujas, assiste impávido e sereno à carnificina!

E pá, estamos a falar do Sr. Incrível, essa icónica figura que sou eu, que é o pai, que somos todos os desleixados quarentões com uma casa cheia de filhos e uma apetência para a cozinha inabalável!

Porra tudo menos o Sr. Incrível!

É nestas alturas que me apetece agarrar no rapaz e levá-lo (outra vez) ao psicologo! Da outra vez vim de lá com o rabinho entre as pernas, o homem virou-se para os ansiosos papás de olhos esbugalhados, e disse, - o rapaz está dispensado, agora os pais se quiserem podem marcar consulta!

anhhh!?
Mas não podemos baixar os braços! Caramba estava a esfaquear um boneco. Para quando o rapto de um playmobil, a violação de uma Brabie!

Mal cheguei à cozinha aventei um - Tu não estás bom da cabeça!!!!!

Depois acalmei.....um bocadinho vá.....o desgraçado está numa espécie de limbo que ele próprio não faz a menor ideia do que seja. A voz esganiçada, o corpo todo a criar pelo, as borbulhas que castram a meninice, as descobertas divertidas e a um tempo surpreendentes daquele corpo que mais parece o pé de feijão do conto de fadas...
Respirar fundo, uma vez, outra vez....pronto...

As raparigas não amadurecem assim, vêm equipadas com um sistema de navegação inteligente que permite queimar algumas etapas, logo, não se nota tanto estas incongruências do crescimento.

Ok...agora sim estou mais calma, mas não posso pensar no Sr. Incrível todo esburacado...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Bolos amaricados....


Aqui em casa, a única coisa que não aparece limpa é o chão.
Pratos, travessas, tachos, frigoríficos e afins, aparecem quase miraculosamente "lambidos".
É assim a modos que uma espécie de aspirador industrial, mas sem necessidade de cabo eléctrico, portanto uma coisa muito mais avançada e perigosa, sendo que os gastos se revelam exponencialmente maiores.
Isto tudo para dizer que ontem estive a fazer bolos. Pois estive.
Depois de fazer o jantar, e já agora o almoço do dia seguinte, hoje portanto, mas isso não interessa nem ao menino Jesus, por isso, façamos de conta que não aconteceu.
Vai daí que estive a fazer bolos. Há quem lhe chame queque, um nome jeitoso e .... sei lá, parece uma camisa branca com gravata de riscas por cima, demasiado arranjadinho, depois há quem lhe chame cupcakes, um nome armado aos cucos e tal, "ah porque eu até sei fazer cupcakes....."
Pronto eu fiz uns bolos desse mesmo tipo, e depois fiz-lhe uns acabamentos amaricados (que revelam bem a minha veia estragada para as belas artes)et voilá!

Então a receitinha é assim:

125 g farinha
100 g açúcar
125 g manteiga sem sal
3 ovos (L)
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de fermento em pó

The usual: bater a manteiga (à temperatura ambiente) com o açúcar, juntar as gemas, uma a uma, e depois juntar o leite e a farinha + o fermento alternadamente.
Por fim as claras em castelo e já está.
Levar ao formo dentro daquelas forminhas de papel plissado, das maiores, e usar duas para cada bolinho. Encher aí a uns 3/4 e não mais, senão lá se vai a estática da coisa, entendido?

Para a cobertura de manteiga:

100 g de manteiga ou margarina
1 chávena (daquelas tipicamente de chá) de açúcar pasteleiro
1 colher de sopa de leite

Bater a manteiga com o açúcar e juntar o leite, that's all

Para a cobertura de Malte:

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de Ovomaltine (sim é publicidade...)

Juntar tudo e levar ao lume a engrossar

Entretanto os bolinhos já devem estar prontos, convém deixar arrefecer, e depois encarnar um Rafael, um Monet, ou até mesmo um Zé Augusto (o pintor de paredes que mora aqui ao lado) e "decorar" os bolinhos. Decorar também é uma palavra a roçar o amaricado...
Fiz a receita a dobrar...deu 30 bolinhos. Acho que ainda ali há, deixa cá espreitar, um, dois....cinco bolinhos!!!!
Se calhar ainda vou comer um e beber um cházinho antes da deita.
Pic by myself :D

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dizes tu, não!




Ahh pois digo!
Depois de muito ponderar e assim, resolvi vir até ao Blogger dar um arzinho da minha (des)graça....
A prole obriga-me a pintar o cabelo todos os meses (dantes durava uns três meses), e, apesar da minha já adiantada idade, continuo a achar que não estou preparada para ver esta gente crescer desta maneira! Todos os santos dias me pergunto de onde saíram estes seres estranhos, logo a seguir lembro-me que foi da minha barriga (dizem, porque de facto eu estava nos braços de Morpheu, e quando acordei estava completamente pedrada com arrepios de frio e calores horripilantes, o que quer dizer que ainda que me tivessem metido à frente um bezerro ou um gato pelado, eu tinha achado o máximo na mesma. Mas não, não são bezerros, são três seres que abalam os meus alicerces a toda a hora, põem à prova a minha paciência ( não que eu alguma vez tenha tido muita....ou até alguma...)e mais! Tenho a certeza que estão a fazê-lo com o único propósito de me fazer envelhecer....mais.
Isto é capaz de ser um bocado aborrecido, vou já avisando, mas de momento é o que me ocorre para preservar a minha frágil sanidade a todos os níveis. Diz que faz bem a gente partilhar as coisas...
 

Blog Template by BloggerCandy.com