terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Andam a enganar as criancinhas!


E depois admiram-se que haja por aí tanta depressão, recalcamentos, e Calimeros a crescer que nem cogumelos depois da chuva!

ahhh poizé!

Ainda esta manhã, enquanto vestia a mais nova, ainda meio entorpecida de sono, dou por mim a prestar mais atenção do que devia ( e do que o programa merecia realmente...) aos desenhos animados que estavam a passar na 2 àquela hora. Era o Ruca. Um miúdo que deve ter aí uns 4 ou 5 anos, completamente careca (provavelmente fruto de corte radical na sequência de um ataque de piolhos, tão usual nas escolinhas), e a quem ninguém contraria de maneira nenhuma.

A professora JAMAIS levanta a voz, é absolutamente complacente com tudo o que os meninos dentro da sala de aula querem (sim porque os meninos têm querer dentro da sala de aulas do jardim escola), os pais, esses então são um espelho de compreensão e um poço de amor para os seus rebentos (o tal de Ruca tem uma irmã, igualmente insuportável, mais nova que ele), e aquela família não sabe o que é uma nota mais alta na voz de quem quer que seja, sendo que nenhuma das crianças sabe sequer ao de leve o significado da palavra grito.

Todos os ensinamentos são passados de uma forma organizada, segura e calma, sem stresses, gritarias, e de tudo aquilo sai sempre uma aprendizagem muito saudável para pais e filhos...

Pois....temo estar em completo desacordo com aquela coisa toda, até porque é uma babosice do pior, e nem de perto nem de longe é, nem pode ser assim.

As crianças devem aprender desde o berço que há regras, que não são eles que fazem as regras, que a família é uma democracia musculada (sem violências gratuitas, claro), que a máxima Orweliana deve sempre governar uma casa "todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros", e acima de tudo, uma "nalgada", um sopapo ou um puxão de orelhas, que eu saiba até hoje não fizeram grande mossa a ninguém!

Ora existe um outro desenho animado pra criancinhas, penso que japonês, o Shin Chan, que é um miúdo mais ou menos da mesma idade, que passa o dia a fazer asneiras (coisa normalíssima) e invariavelmente acaba a ser castigado pela mãe. Correcto.

Por isso creio que há a reter o seguinte:

- Compreensão a mais é parvoíce;

- A moral da história vem sempre no fim, e não no principio.


Não é que a minha politica de gritos e orelhadas dê grandes frutos, mas ao menos os rapazes ficam a saber que se pode sempre reagir, e que a reacção é uma coisa boa. Gosto pouco de gente morna.

8 comentários:

El Matador disse...

Concordo contigo plenamente.

Johnny disse...

Desta vez, concordo contigo!

João Roque disse...

Os tempos eram outros, eu sei, mas alguns tabefes oportunos levei da minha Mãe.
Quanto lhe agradeço!

Briseis disse...

Oh, que saudades eu tenho dos bonequinhos de antigamente... Abaixo o Ruca e o Carteiro Paulo! Fora, fora!!!

anouc disse...

Adoro quando a mãe do Shin Chan lhe dá murros na cabeça e ele fica cheio de hematomas. :D

pipi das meias altas disse...

Não podia estar mais de acordo. :)

Brown Eyes disse...

Mel não conheço estas personagens mas, como sabes, eu de morna não tenho nada. Tal como tu detesto gente morna, esse tipo de gente faz-me ferver porque são sempre injustos e nunca sabem que atitude tomar. Normalmente nunca tomam partido, ficam no meio, agradando a gregos e troianos. Ora bolas todos sabemos que isto é impossível, ou se agrada a gregos ou se agrada a troianos, não? Pois, bem, voltando aos bonecos, sem dúvida que o Shin Chan é aquele que mais ensina porque criança significa travessura e travessura é igual a castigo senão...Senão duplicariam os Sócrates, que faz asneiras mas não é castigado e então ele continua e continua....
Beijinhos

Ricardo disse...

LOL por acaso tambem já dei por mim a pensar imensas vezes que o Ruca é tudo menos realista. ainda no outro dia vi um episodio em que ele e outra criancinha cujo nome não reti, levavam pra casa uma coisa qualquer da escola, e pelos vistos ninguem se importou. sinto falta de ver os pais amordaçarem o Ruca e trancarem no na cave com uma fatia de pão e água choca, pra aprender... LOOOOL ok uma lambada chega xD

Enviar um comentário

 

Blog Template by BloggerCandy.com