segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Feios, porcos e maus

Por norma não gosto de filmes de acção, tal como não gosto de livros desse mesmo género. Cá em casa, sou inclusive acusada de gostar apenas e só de coisas "secantes". Não sei se será bem assim....é verdade que gosto mais de um diálogo em detrimento de uma cena de pancadaria ou perseguição alucinante, não é menos verdade que um plano bem filmado dispensa até os diálogos, e por aí adiante. Com os livros a coisa passa-se da mesma forma. Perco-me por uma descrição exaustiva de um tapete, de uma expressão, ou de um sentimento. Provavelmente sou aquilo a que usualmente se chama uma grande chata.
Não é raro, ouvir "este filme é um daqueles da mãe", ou "ui...é o livro que a mãe anda a ler..."...
No entanto, não há regra sem excepção, lá diz o ditado, e eis-me rendida a uma saga escrita, de acção e guerra, e mortes e torturas e coisas assim.

Contos do tempo em que os homens eram feios, porcos e maus, tempos em que cabeças rolavam em nome da honra, ou da vingança, amores impossíveis, corpos trespassados por espadas e lanças, e estandartes de casas nobres brandidos em gritos e desforras, e pobres esfarrapados e sujos, e bordeis, e prostitutas e intrigas e sentimentos primitivos e magia.Tudo isto num ambiente de trevas e medo, armaduras medievais, mesas fartas e cançonetas de exaltação às batalhas ganhas.Ou seja, ando a ler estes livrinhos de empreitada (oito volumes), completamente rendida à escrita cinematográfica deste George R.R. Martin, e das suas Crónicas do Fogo e Gelo.

Aliás no ano que vem, esta saga vai chegar à televisão, pela mão da HBO, o que desde já é garantia de qualidade. Vão dar uma espreitadela ao site, e digam lá que não é de salivar?

6 comentários:

João Roque disse...

Eu sou como tu.
E agora mesmo publiquei um post sobre o último livro que li, desses "que a mãe anda a ler", cheio de diálogos sibilinos e de segundas intenções...

meldevespas disse...

João Já li o teu post eheh. As palavras são uma coisa muito interessante de facto. Beijinho

Louise disse...

Ora parece-me muito interessante. Acho que vou investigar mais ;)

meldevespas disse...

Louise Experimenta! Se gostas destes ambientes medievais e todas essas envolvências, vais gostar.
Beijo

Lou Albergaria disse...

Também não sou muito chegada em filmes e livros de ação, mas da forma como colocou parece bem interessante essa série. Vou procurar me informar.

Obrigada pela dica!

Beijos!!!

meldevespas disse...

Lou Faz isso mesmo, e vais ver que gostas.
Beijo e obrigada pela visita

Enviar um comentário

 

Blog Template by BloggerCandy.com